Celulando

31.5.06

Gripes Asiática e Aviária

3.Qual a diferença da gripe asiática para a aviária? Existe vacina?

O termo gripe asiática refere-se a uma pandemia gripe ocorrida em 1957, que foi possível graças ao aumento dos transportes internacionais e da alta variação gênica do vírus Influenza.

Pandemias de gripe importantes foram: Asiática (1889-92), Espanhola (setembro a novembro de 1918, com mais de 20 milhões de mortos, correspondendo a 1% da população mundial), outra Asiática (1957, 1 milhão de mortos) e de Hong Kong (1968, matando 46 mil pessoas). Essa última foi causada por vírus transmitido pelas aves para os seres humanos.

Gripe aviária: Em 1997 ocorreu um surto de gripe causado pelo vírus H5N1, causando quatro mortes em Hong Kong. No final de 2003 os casos já passavam de 100 óbitos. A contaminação só ocorre entre ave e homem. Um risco são as aves migratórias, que podem dissipar a doença pelo globo. Outro, é que o vírus Influenza aviário se recombine com o Influenza humano, produzindo uma cepa que consiga se transmitir entre humanos. Não há vacina para a gripe aviária. As formas de contágio em seres humanos é o contato direto com secreções de aves infectadas pelo influenza aviário H5N1, através do ar, água, alimentos e roupas contaminadas. Os sintomas são febre alta,dores musculares, dificuldades e problemas respiratórios, ressecamento da garganta .


H5N1 (em amarelo) atacando as células (em verde)




1 Comments:

At 5:22 PM, Anonymous Anonymous diz...

Linda d+ a foto do H5N1!!! O ironico eh q no nosso seminario nao tem a foto assim, d verdade, dele como essa. Soh tem esquemas. Se vc for, verah. Bjim

 

Post a Comment

<< Home