Celulando

6.6.06

ERRATA2: Rotavirus tem vacina

tem vacina e o Brasil vai ser um dos primeiros a inclui-la no calendário nacinal de vacinação:



"Em uma ação pioneira em qualquer serviço de saúde público no mundo, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente, a partir do dia 6 de março, a vacina contra o rotavírus, responsável por grande parte dos casos e óbitos causados por doenças diarréicas agudas em crianças, em todo o mundo. Com a implantação da vacina, o governo federal, os estados e os municípios esperam evitar cerca de 850 mortes nessa faixa etária, a cada ano, no Brasil. A redução corresponde a 34% do total de óbitos que ocorrem em menores de cinco anos por doença diarréica aguda, de acordo com estudos sobre o uso da vacina em crianças.

Outro impacto que a vacina trará é uma redução de até 42% das internações por gastrenterite infecciosa, também na faixa etária de menores de cinco anos. Isso significa menos 44.469 atendimentos nas unidades de saúde.

Entre os preparativos para a implantar a vacina, o Ministério da Saúde já finalizou o envio do primeiro lote do produto aos estados, totalizando 539,2 mil doses. Serão aplicadas duas doses da vacina, uma aos dois meses, e outra aos quatro meses de idade, junto com as demais vacinas previstas no calendário básico de vacinação infantil do Ministério da Saúde.

A incorporação da vacina contra rotavírus ao calendário básico de vacinação da criança representa um significativo avanço para a saúde, uma vez que o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer esta vacina na rede pública. A vacina estará à disposição da população nos postos de saúde e, como será oferecida rotineiramente, não há a necessidade de uma campanha de mobilização.

No Brasil, nascem mais de 3 milhões de crianças por ano. Portanto, para atender à demanda nacional, foram adquiridas 8 milhões de doses da vacina, produzida pelo laboratório GlaxoSmithKline, ao custo unitário de U$ 7,00, ou cerca de R$ 15,00. Na rede privada, a vacina contra o rotavírus chega a custar R$ 200,00 a dose.

http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/noticias_detalhe.cfm?co_seq_noticia=24264"

Agradecimentos a Maíra Gatos.

Para saber mais, clique aqui.
(br.geocites.com/celulandobiologia/perguntasrotavirus )

1 Comments:

At 5:17 PM, Anonymous Anonymous diz...

As ordens, meu amigo.

 

Post a Comment

<< Home