Roteiro para Saída de Campo
PRE-ENEM e Curso de Inverno
Roteiro para saída de de campo no Parque das Mangabeiras
Prof. Fabio caiofabio78@gmail.com celulando.blogspot.com
Introdução
Nossa saída de campo será constituída de 3 momentos, e para cada um existem perguntas relacionadas. Questões do ENEM ligadas aos temas estão entre parênteses, da seguinte forma:o primeiro número representa a página da apostila e o segundo a questão.
Por exemplo: 89: 26, 27, ou seja, página 89, exercícios 26 e 27. Procure responder as perguntas do roteiro em grupo. Solicite o auxilio do professor apenas para complementações ou dúvidas. Bom divertimento.
Questões gerais :Biodiversidade: 89:26,27 ; recuperação da biodiversidade 53:26, 112:46, 79:49 ; 113:49, 46:63
1.Praça das águas (bioindicadores 128:36, impacto: 113:49, 46:63, esgoto: 46:63 ; 113:49, larvas: 135:57, inseticida parasita e larva 54:28)
1. Quais organismos vocês observam na água do tanque? Caracterize-os morfologicamente e quanto a sua importância ecológica. Dois organismos como morfologia e nicho ecológico totalmente diferentes podem ser da mesma espécie?
2. Qual a diferença de comunidade e população? Quais as comunidades de um corpo de água? Qual a importância do fitoplancton para esse ambiente?
3. Observe a água. Está turva? esverdeada? Explique essas características, segundo a predominância de organismos presentes nesse ambiente e os fenômenos que causaram essa predominância.
4. Água muito rica em nutrientes (eutrófica) ou pobre em nutrientes (oligotrófica), qual delas é melhor? Explique o fenômeno da eutrofização.
2.Estande (larvas: 135:57, inseticida parasita e larva 54:28, adaptações de plantas 131:45)
1.Observe os animais do estande. Caracterize-os morfologicamente. Agrupe-os, justificando a divisão conforme as características comuns de cada grupo que você criou. quais animais são mais próximos evolutivamente (inclua-se nessa análise).
2. Quais são as características exclusivas dos artrópodes? qual sua importância ecológica?
3. Observe as sementes. Como justificar as diferenças de cada uma? qual a importância dessas diferenças para a adaptação de cada espécie?
3. Caminhada (competição: 41:36 ; herbivoria, predação, e cadeia alimentar: 28:50 ; decomposição: solos rasos e alta ciclagem: 29: 54 ;decomposição: deterioração de alimento 30: 59 ,decomposição e ciclo do enxofre: 92:43, contaminação por mercúrio e pesca: 73:31,32; mata atlântica: 61:60, plantas 131:45; introdução de espécies exóticas 126:28)
1. Identifique e conceitue os líquens. qual sua importância?
2. Identifique briófitas, pteridófitas, giminospermas e angiospermas. Como diferenciar esses grupos?
3. Como a competição entre organismos pode ocorrer, levando em conta os elementos da paisagem que você observou.
Conclusão
Como fechamento dessa atividade, produza um texto, individualmente, sobre a importância de um parque como este para a cidade. Considere, para isso, a charge da questão do vestibular da ufmg oferecida em anexo, procurando responder a pergunta: Um parque resolve o problema?
3 Comments:
cade vc sérgio?????
depois te passo as fotos!
entao...gabriela q ta sabendo essas coisas...nao é uma saida de campo...é um passeio no zoologico. entao claro q pode levar a india!
http://achatcialisgenerique.lo.gs/ acheter cialis
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis prix
http://prezzocialisgenericoit.net/ acquisto cialis
http://preciocialisgenericoespana.net/ comprar cialis
Post a Comment
<< Home