Celulando

31.5.06

a cor da urina

5.Por que a urina é amarela? É por causa os aminoácidos? Mas eles não são reabsorvidos?

A urina normalmente não contém aminoácidos, isso porque proteínas (que contém essas moléculas) não são filtradas pelo néfron. A cor da urina deve estar relacionada com uma excreta produzida a partir da degradação de aminoácidos.

O metabolismo de aminoácidos produz amônia, que é convertida, no fígado, em uréia, uma forma menos tóxica e menos solúvel. A uréia e a creatinina são algumas das substâncias excretadas, segundo Berne em seu livro Fisiologia. Mas o autor não diz qual soluto que dá a cor da urina. Possivelmente a uréia, composto mais comum.

Importante sobre a cor da urina é dizer que ela revela algo da função renal. Urina muito amarela é muito concentrada. Isto quer dizer que o corpo reabsorveu muita água (possivelmente por influencia do peptídeo ADH). Assim, urina muito amarela pode revelar uma hidratação insuficiente (o corpo tenta compensar essa falta de água produzindo uma urina mais concentrada, ou seja, com menor quantidade de água).

Gripes Asiática e Aviária

3.Qual a diferença da gripe asiática para a aviária? Existe vacina?

O termo gripe asiática refere-se a uma pandemia gripe ocorrida em 1957, que foi possível graças ao aumento dos transportes internacionais e da alta variação gênica do vírus Influenza.

Pandemias de gripe importantes foram: Asiática (1889-92), Espanhola (setembro a novembro de 1918, com mais de 20 milhões de mortos, correspondendo a 1% da população mundial), outra Asiática (1957, 1 milhão de mortos) e de Hong Kong (1968, matando 46 mil pessoas). Essa última foi causada por vírus transmitido pelas aves para os seres humanos.

Gripe aviária: Em 1997 ocorreu um surto de gripe causado pelo vírus H5N1, causando quatro mortes em Hong Kong. No final de 2003 os casos já passavam de 100 óbitos. A contaminação só ocorre entre ave e homem. Um risco são as aves migratórias, que podem dissipar a doença pelo globo. Outro, é que o vírus Influenza aviário se recombine com o Influenza humano, produzindo uma cepa que consiga se transmitir entre humanos. Não há vacina para a gripe aviária. As formas de contágio em seres humanos é o contato direto com secreções de aves infectadas pelo influenza aviário H5N1, através do ar, água, alimentos e roupas contaminadas. Os sintomas são febre alta,dores musculares, dificuldades e problemas respiratórios, ressecamento da garganta .


H5N1 (em amarelo) atacando as células (em verde)




Atualização na Home

como prometido, a aula programada Doenças Helmínticas foi colocada na home:

http://br.geocities.com/celulandobiologia/index.htm

faltam alguns acertos ainda no texto, como revisão, complementação (principalmente da parte de filariose), e questões de vestibular.

Talvez essa semana coloque a aula de algas, os GDs, e semana que vem a aula Defesas Específicas e Inespecíficas do Hospedeiro.


um abraço

Fabio

Recuperando um náufrago

4.Como é feito o tratamento de um naufrago resgatado?

Um náufrago resgatado deve receber tratamento que permita a desidratação e equilíbrio de eletrólitos, de forma gradativa, já que o organismo não pode receber grandes quantidades de nutrientes no inicio.

Mas...por que o organismo não pode receber grandes quantidades no inicio do tratamento?

Respondam-me nos comentários...

Rotavirus


1.Que doença é causada pelo rotavirus? Quais são seus sintomas?

O Rotavirus causa uma doença de via orofecal, caracterizada por diarréia, desidratação, febre e vômitos. Podem ainda ocorrer casos assintomáticos. É de risco especial para crianças, e o aleitamento materno é importante como imunizador passivo. Creches e escolas são locais importantes para a transmissão. Como toda doença que tem a transmissão pela via orofecal, a higiene pessoal e saneamento básico são importantes profilaxias. Já existe vacina contra o rotavirus. O tratamento é feito através do soro caseiro, como forma de recompor os eletrólitos perdidos na diarréia (esse é o tratamento comum a todas as doenças que causam diarréia). A doença é autolimitada, isto é, cessa sem intervenção médica (o que justifica o tratamento baseado apenas na reposição de eletrólitos). Como o agente etiológico é um vírus, antibióticos não são recomendados.

O agente etiológico é um vírus de RNA duplo, sem envelope de dupla camada lipídica e muito resistentes. O diagnostico é feito a partir de exame de fezes submetido a testes sorológicos.







Ocorrência de mortalidade por rotavirus












Construção de um modelo para o Rotavirus, com base nas proteínas que nele ocorrem



Abaixo, uma entrevista dos médicos Drauzio Varela e Gabriel Oselka, retirada do site www.drauziovarella.com.br/entrevistas/rotavirus.asp .


Drauzio Como você diferencia a diarréia provocada por rotavírus, da bacteriana ou da provocada por toxina de estafilococos, a mais comum de todas?
Gabriel Oselka
– Não é fácil, mas existem certas características que ajudam a fazer o diagnóstico diferencial. Uma delas é a época do ano em que a doença é prevalente. Em regiões de clima temperado, por exemplo nos estados do sul e do sudeste do Brasil, diarréia por rotavírus acontece mais nos meses frios, ao contrário dos outros tipos de diarréia que ocorrem mais no verão. Nos estados do norte e nordeste, essa sazonalidade não é tão marcante. Outra característica a ser considerada para diagnóstico é o aspecto das fezes. Diarréia causada por rotavírus geralmente é aquosa, sem os sinais de muco e de sangue comuns em algumas diarréias bacterianas. O diagnóstico preciso, porém, depende de exames laboratoriais específicos.

Drauzio Existem exames laboratoriais para diagnosticar a infecção por rotavírus?
Gabriel Oselka – Existe um exame rápido, sensível e bastante específico para determinar a presença do rotavírus nas fezes. Aliás, esse método de diagnóstico tem-se tornado cada vez mais acessível à população. Talvez, essa seja a razão do maior número de casos diagnosticados.

DrauzioQuantos dias costuma durar o quadro clínico da diarréia?
Gabriel Oselka – Geralmente, a diarréia desaparece em três ou quatro dias, se não ocorrerem complicações. A excreção do vírus pode demorar um pouco mais, entretanto o período de contagiosidade maior em crianças imunocompetentes está praticamente restrito à fase em que a doença é mais intensa.

Drauzio Quem é infectado pelo rotavírus uma vez está imunizado contra a doença?
Gabriel Oselka – Ao contrário do sarampo e da catapora, por exemplo, que quem teve uma vez está livre da doença para sempre, a infecção por rotavírus não imuniza o paciente. Isso acontece porque existem tipos diferentes de rotavírus e o organismo se defende criando proteção específica para o agente de determinada infecção. No entanto, desenvolve também um grau de proteção que chamamos de cruzada. Ou seja, se uma criança é infectada por um dos tipos de rotavírus aos sete meses de idade, esse episódio tende a ser o mais grave que terá na vida. Caso se infecte com outro tipo de rotavírus, quando tiver um ano e meio, terá adquirido proteção parcial e a diarréia provavelmente será menos grave.

Drauzio Você tem falado muito na diarréia por rotavírus em crianças. Adultos também podem ser infectados?
Gabriel Oselka – Existem casos de infecção por rotavírus em adultos. Não é raro a mãe, o pai ou outra pessoa que tenha mantido contato próximo com a criança com diarréia manifestar a doença. Nos adultos, porém, ela costuma ser mais benigna, pois, na maioria das vezes, já foram infectados anteriormente por outro tipo de rotavírus e desenvolveram proteção cruzada. Isso não quer dizer que estejam livres de apresentar episódios de diarréia graves, mas nunca com a mesma freqüência das crianças.”

Fragmoplasto??

8. O que é fragmoplasto?

Fragmoplasmo é uma estrutura que se forma na divisão celular vegetal. Quando ocorre essa divisão, é necessário também a formação de uma nova parede celular.O fragmoplasmo é uma camada de microtúbulos que auxilia a deposição de celulose.

A formação de fragmoplasmo ocorre em certas mitoses vegetais. Em outros dois tipos de divisão há formação de ficoplasmo e invaginação da parede. Observe a figura e treine seu espanhol:

29.5.06

rotavirus, gripes, naufragos, urina e outras perguntas da monitoria

1.Que doença é causada pelo rotavirus? Quais são seus sintomas?

2.Como é possível a doação de pele?

3.Qual a diferença da gripe asiática para a aviária? Existe vacina?

4.Como é feito o tratamento de um naufrago resgatado?

5.Por que a urina é amarela? É por causa os aminoácidos? Mas eles não são reabsorvidos?

6. A terapia gênica é utilizada hoje? Como o DNA inxertado é integrado ao DNA cromossômico?Esse DNA pode ser rejeitado? Como os lipossomos podem ser utilizados na terapia gênica?

7. Sou vegetariana e ouvi falar que o ácido fólico utilizado em suplementação é extraído a partir de hemácias de bovinos. É verdade?

8. O que é fragmoplasto?

metabolismo e tamanho

por que animais menores tem maior metabolismo que animais grandes? Clique!

28.5.06

excelente blog sobre divulgação científica

http://cienciaemdia.zip.net/

19.5.06

Perguntas de hoje:

  1. Qual a relação entre tamanho de um organismo e sua taxa de metabolismo? O que explica essa relação?
  2. Como se dá o reconhecimento do HIV, a formação de plasmócitos e anticorpos?
  3. Quanto tempo depois da fecundação ocorrem os sintomas da gravidez, como tonturas e vômitos? Por que esses sintomas ocorrem?


Alguém?

aaalguém?

Outro Blog?

é. mas agora profissional.


blog profissional.



ta...nem tanto...sobre a profissão...biologia.

é. me disseram que eu tenho que estudar mais. e estou aqui fazendo blog...